O que é WordPress? Guia Simples e rápido

Indicação
O que é WordPress

Basicamente quase todas as páginas da web tem em sua estrutura o HTML, CSS e JS. Sites como o Google, YouTube, Instagram, usam essas tecnologias. Então, após ter aprendido como funciona cada uma delas, deve ter percebido que são muito poderosas unidas. No entato pode ser complicado e demorado construir paginas assim na mão. Por isso vamos abordar uma tecnologia que facilita no desenvolvimento web. Você ira aprender o que é WordPress, como ele funciona, sua origem e muito mais.

Conteúdo

Origem do CMS WordPress

O sistema foi desenvolvido em PHP, MySQL e lançado em 2003 por Matt Mullenweg e Mike Little, visando facilitar a criação de blogs. Inicialmente se chamava bs/cafeblog, mas isso não durou muito tempo e logo eles desistiram do projeto. 

Um ano depois voltam a se dedicar e criam a versão 1.0 do sistema. Atualmente o projeto é mantido pela comunidade, são maioria voluntários espalhados por todo o globo.

Agora que já sabe a sua origem, vamos descobrir o que é o WordPress, entender seu sistema, suas vantagens e exemplos de grandes sites que utiliza.

De forma breve o que é WordPress?

Em resumo é o maior sistema de gerenciamento de conteúdo (ou simplesmente CMS) do mundo! Atualmente mais de 43% de toda a internet utiliza ele, incluindo nosso blog. É um sistema para criar e gerenciar sites e blogs com mais facilidade, de tau forma que até pessoas que não sabem programar também consigam criar seus próprios sites.

Também segue um guia legal para você que quer aprender mais sobre o wordpress.

Vantagens em utilizar o WordPress

Dentre as suas principais vantagens estão:

Baixo custo: A ferramenta em si, é gratuita, mas você precisa de hospedá-lo em um host e ter um domínio para poder criar o seu site.

Simplicidade: Ele é muito fácil de instalar e gerenciar, na maioria das hospedagens já existe um sistema de instalação automática, além disso, não exige conhecimento técnico para criar seus próprios sites.

Personalizável: Com o WordPress e a ajuda de alguns plugins é possível criar basicamente qualquer site com um designe único.

Open-source: Isso significa que é um sistema de código aberto e você pode personalizar como quiser sem pagar nada.

Mas é claro nem tudo é perfeito, e o WordPress também tem suas desvantagens como a grande quantidade de conteúdo de terceiros, já que os plugins e temas não são de própria autoria, assim como sua segurança, caso não siga as adequações necessárias.

Como funciona o CMS?

Vamos discutir de forma mais aprofundada o que é WordPress, e como funciona por dentro. Logo podemos dizer que existem duas versões do CMS:

WordPress.com: aqui você pode criar o seu site utilizando o sistema com um domínio inicial do tipo seusite.wordpress.com é uma versão muito mais simples, não permite uma personalização profunda.

WordPress.org: aqui você tem disponível todo o potencial, nessa opção você pode baixar o sistema e personalizar, criar o site como você quiser.

Para usar o wordpress.org o primeiro passo é baixar o programa e instalar em sua hospedagem, veja também como é importante escolher um bom host para que seu site não fique lento. 

Depois acesse o painel do WordPress direto da sua hospedagem e aqui você poderá criar o seu site, dentre as principais funções estão: adicionar ou programar novas postagens; inserir suas mídias, criar páginas, menus, categorias; criar, adicionar, editar e excluir plugins e extensões; personalizar a aparência do seu site; gerenciar usuários do seu site e muito mais.

O que posso criar com o WordPress?

Primeiramente começou como uma ferramenta para blogs, no entanto, ela evoluiu, e hoje em dia é possível criar basicamente qualquer tipo de site mais comuns como: blogs, Sites Institucionais, Lojas virtuais, portfólios, Redes Sociais, etc.

Sites Populares Que Usam WordPress

Depois de entender o que é WordPress, sua origem e o que pode ser feito, veja os sites famosos que usam o CMS, é claro além do nosso blog, mais na lista abaixo outros sites grandes:

Blog Microsoft

blog microsoft

Casa Branca

casa branca

Forbes

forbes

CNN

cnn

Hostnet

hostnet

Angry Birds

angry birds

Sony Music

sony music

Aprenda a fazer sites assim!

Não é necessário ter um certificado ou formação específica para ser um desenvolvedor web. Porque o importante é obter conhecimentos teóricos e práticos sobre programação, e assim irá adquirir experiência para entrar no mercado de programação web.

Certamente deve estar animado para começar a sua jornada, saiba que estou focado para fazer conteúdos excepcionais que irão te ajudar! Então não perca tempo e cadastre-se logo abaixo para não perder nenhuma novidade e ficar sempre por dentro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pratique, acesse o editor HTML
mokup phone
Aprenda a desenvolver para a web de graça!

Cadastrar agora

*Não enviamos spam, ao enviar você aceita nossas políticas de privacidade.

Pesquisa
*A busca não retorna histórias,
para isso visite a página histórias
Digite aqui para obter os resultados da pesquisa!
Ebook Criar com HTML e CSS - Mukup

Cadastrar agora

Aprenda a desenvolver para a web de graça! Mais ebook de bônus.

*Não enviamos spam, ao enviar você aceita nossas políticas de privacidade.