O Que um Desenvolvedor Web Faz?

Indicação
O Que um Desenvolvedor Web Faz?

De acordo com a pesquisa feita pela Microsoft atualmente o Brasil possui cerca de 400 mil profissionais de desenvolvimento e programação, e o mercado ainda esta em grande alta, com projeção para 6 milhões de vagas na área até 2025, e um dos profissionais mais procurados é o programador da web. Sei que está interessado é quer entrar no mercado, mas o que um desenvolvedor web faz?

Conteúdo

O que um desenvolvedor Web faz?

Um desenvolvedor web tem a função de desenvolver sites, projetar layout e fazer funcionalidades para atender as necessidades de um grupo de usuários. Além disso também pode ser o responsável por dar manutenções para garantir que suas aplicação funcione de acordo com o esperado.

Como um programador da web desempenha uma ampla gama de funções, o mercado divide em três principais áreas de atuação:

  • O que um desenvolvedor web front-end faz: É responsável por criar e elaborar os layouts do site e criar toda a parte visual, para que a aplicação seja atrativa para o cliente que estiver acessando. Trabalha principalmente com HTML, CSS e JavaScript;
  • O que um desenvolvedor web back-end faz: Este é o profissional que deve dar suporte a todo o sistema de servidor que hospeda o site. Ele é quem garante a segurança dos dados e  também que serão enviados de forma correta para seu navegador. Costuma dominar SQL, MySQL e PostgreSQL.
  • O que um desenvolvedor web full-stack faz: O desenvolvedor full stack é capaz de trabalhar no front-end e back-end, podendo assim lidar com toda a pilha de desenvolvimento de um projeto.

Como se tornar um desenvolvedor Web?

Não é necessário ter um diploma ou formação especifica para ser um desenvolvedor web. Por que o importante para entrar nessa área é obter conhecimentos teóricos sobre programação, mas também partir para a prática pois só assim irá adquirir experiência para entrar com sucesso no mercado. Veja aqui o quanto você pode esperar ganhar sendo desenvolvedor.

As principais tecnologias usadas por desenvolvedores

Dentre as principais tecnologias estão JavaScript uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo, o HTML que está presente em toda a web, CSS, PHP e Python… Mas é claro que além dessas ainda existem muitas tecnologias que não foram listadas aqui mas que são muito utilizadas.

Descubra o que é e como é usado o HTML no desenvolvimento Web

HTML é uma linguagem de marcação usada para criar e estruturar conteúdo na internet. Ela é a base de todos os sites e aplicativos web que usamos hoje em dia.

Se já viu varias páginas da web legais e ficou curioso para saber como elas são construídas? Saiba que todas as páginas da web tem em sua estrutura o HTML, mas o que é HTML? Descubra agora neste guia básico e descomplicado para iniciantes.

Aprenda o que é CSS

CSS é uma linguagem de estilização utilizada para dar estilo e formatar conteúdo HTML em páginas da web. Ela é fundamental para criar um design atraente e responsivo.

Agora vamos abordar o seu surgimento, como funciona e como integrar o CSS ao HTML, com um guia descomplicado de fácil entendimento!

O que é JS

JavaScript é uma das linguagens de programação mais populares do mundo. E ela também é utilizada para desenvolver aplicativos web. Se você está começando na área de programação, é importante entender o que é JavaScript e como ela pode ser usada para criar soluções incríveis.

Se você quer saber o que é JavaScript e como ela funciona? confira nosso artigo completo sobre o assunto! Nós vamos te mostrar tudo o que você precisa saber para começar a trabalhar com JavaScript.

Dúvidas frequentes sobre o que um desenvolvedor WEB faz

Desenvolvimento web é a criação e manutenção de sites, aplicativos web e outras soluções digitais acessíveis pela internet. Envolve mas não se limita a programação, design, banco de dados, segurança e hospedagem.

Resumidamente um desenvolvedor web é responsável por criar e manter sites, aplicativos web e outras soluções digitais. Isso inclui o desenvolvimento front-end e/ou back-end.

No geral para ser um desenvolvedor web, é necessário conhecimento em linguagens de programação como HTML, CSS, JavaScript, e habilidades em desenvolvimento front-end e/ou back-end. É preciso também ter conhecimento em banco de dados, sistemas de controle de versão e solução de problemas. O aprendizado contínuo é fundamental.

Não há uma única faculdade ideal para se tornar um programador web, mas cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas podem ajudar e fornecer uma base sólida em programação e desenvolvimento web.

No entanto, é importante citar que não é necessário ter um certificado ou formação específica para ser um desenvolvedor web.

O salário de um desenvolvedor web pode variar dependendo da região e da experiência do profissional. Em média, no Brasil um desenvolvedor pode ganhar entre R$ 2.000 a mais de R$ 14.000 em casos de um profissional bem qualificado.

Como começar a aprender tudo isso?

Agora que já descobriu o que um desenvolvedor web faz, deve estar animado para começar a sua jornada, saiba que estou focado para fazer conteúdos excepcionais que irão te ajudar! Então não perca tempo e cadastre-se logo abaixo para não perder nenhuma novidade e ficar sempre por dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pratique, acesse o editor HTML
mokup phone
Aprenda a desenvolver para a web de graça!

Cadastrar agora

*Não enviamos spam, ao enviar você aceita nossas políticas de privacidade.

Pesquisa
*A busca não retorna histórias,
para isso visite a página histórias
Digite aqui para obter os resultados da pesquisa!
Ebook Criar com HTML e CSS - Mukup

Cadastrar agora

Aprenda a desenvolver para a web de graça! Mais ebook de bônus.

*Não enviamos spam, ao enviar você aceita nossas políticas de privacidade.