Como criar links HTML: Links interativos com CSS, guia fácil

Indicação
Como criar links html

Este é o terceiro post da nossa série de tutoriais que vai te ajudar a criar a sua primeira pagina web com HTML e CSS. Neste artigo vamos mostrar como pode criar links HTML CSS, além de dicas para tornar seus links mais atraentes e eficazes em seu site.

Antes de começar esse tutorial você já deve ter um conhecimento básico em HTML e CSS, se ainda não tem, indicamos fortemente que acesse os tutoriais abaixo:

  1. O que é HTML e sua História
  2. O que é CSS e sua História

Conteúdo

Como criar links com HTML e CSS

Essa é uma parte essencial de todos os sites, pois os links permitem que os usuários naveguem entre as diferentes páginas e locais do próprio conteúdos. Por isso também é importante garantir que eles sejam estilizados de maneira atraente, para poderem ser identificados facilmente, e é aqui onde o HTML e CSS entram no jogo.

Tag para link no HTML

Para criar um link no HTML, você deve usar a tag <a> juntamente do atributo href, para especificar a URL do link. Por exemplo, se você quiser criar um link para o nosso incrível blog, o código HTML seria: <a href=”https://blog.marcusoliveiradev.com.br”> Blog Dev </a>. Isso iria exibir na tela um link para nosso blog com o texto “Blog Dev”. 

Também pode abrir o link em uma nova guia, para isso siga o artigo, aprenda a abrir link em uma nova aba com HTML.

É mesmo muito simples, não é mesmo? Mas agora você verá como pode estilizar o link em seus quatro estados diferentes, e torná-lo mais atrativo.

				
					<!-- tag link HTML -->
<a href="https://blog.marcusoliveiradev.com.br"> Blog Dev </a>
				
			

Como estilizar links com CSS

Usando o CSS, você pode estilizar esse link de diversas maneiras. Exemplificando, você pode mudar a cor do texto do link, adicionar uma borda inferior ao link quando o usuário passa o mouse sobre ele, entre outras coisas. Isso permite que você faça com que eles se destaquem na página e sejam facilmente identificados.

Além disso, você também pode usar o CSS para criar diferentes estilos para diferentes estados dos links, como para links normais, um para interação com o mouse, outro para links que já foram clicados e outro para links que estão sendo acessados no momento. Isso ajuda a melhorar a navegação do usuário e a tornar a página mais intuitiva.

Siga abaixa as instruções para cada uma das pseudo-classes (é uma palavra adicionada ao seletor que especifica um estado especial do elemento) no CSS:

  • Link: atribuído quando não há nenhum tipo de interação com o link, ou seja, ele em seu estado inicial;
  • Hover: especifica quando o usuário está interagindo com o mouse, mas ainda não clicou;
  • Visited: esta é quando já tinha visitado essa mesma página anteriormente;
  • Active: é referente a ativação do elemento, isso nada mais é do que um clique efetivado.

Exemplos de links HTML CSS

É claro que com esses termos que acabou de aprender você pode estilizar links de infinitas maneiras. Mas é importante citar que não existem regras, desde que fique bom para a experiência do usuário, dito isso veja agora alguns exemplos de links HTML CSS: 

				
					/*sem interação*/
a:link{
    color:blue;
}
/*interação mouse*/
a:hover{
    color:black;
}
/*página visitada*/
a:visited{
    color:green;
}
/*interação clique*/
a:active{
    color:red;
}
				
			

Resultado, links HTML CSS:

Blog Dev

Dúvidas frequentes

A sintaxe correta para criar um link em HTML é a seguinte:

<a href=”URL de destino”>texto do link</a>

A tag <a> é usada para definir o link e o atributo “href” é usado para especificar a URL de destino. O texto que aparecerá como link deve ser colocado entre as tags <a> e </a>. É importante fechar a tag <a> corretamente para evitar erros de marcação.

ara criar um link em HTML, use a tag <a> e defina o atributo “href” para a URL de destino. Por exemplo: <a href=”https://marcusoliveiradev.com.br”>Link de exemplo</a>. O texto entre as tags <a> e </a> será exibido como o texto do link.

Para criar um link externo em HTML, é necessário definir o atributo “href” com a URL completa do site que deseja linkar. Por exemplo:

<a href=”URL de destino”>texto do link</a>

O código acima criará um link para o site “exemplo.com”. É importante incluir o protocolo “http://” ou “https://” no início da URL para indicar que se trata de um link externo. Isso garante que o navegador possa reconhecer o destino do link corretamente.

Como se tornar um Desenvolvedor Web?

Não é necessário ter um certificado ou formação específica para ser um desenvolvedor web. Porque o importante é obter conhecimentos teóricos e práticos sobre programação, e assim irá adquirir experiência para entrar no mercado.

Certamente deve estar animado para começar a sua jornada, saiba que estou focado para fazer conteúdos excepcionais que irão te ajudar! Então não perca tempo e cadastre-se logo abaixo para não perder nenhuma novidade e ficar sempre por dentro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pratique, acesse o editor HTML
mokup phone
Aprenda a desenvolver para a web de graça!

Cadastrar agora

*Não enviamos spam, ao enviar você aceita nossas políticas de privacidade.

Pesquisa
*A busca não retorna histórias,
para isso visite a página histórias
Digite aqui para obter os resultados da pesquisa!
Ebook Criar com HTML e CSS - Mukup

Cadastrar agora

Aprenda a desenvolver para a web de graça! Mais ebook de bônus.

*Não enviamos spam, ao enviar você aceita nossas políticas de privacidade.